Se você possui a cidadania italiana reconhecida, seus filhos podem ter direito à cidadania italiana através do princípio do “jus sanguinis”, que é o direito de sangue. No entanto, a elegibilidade dos seus filhos dependerá de alguns fatores, como a data do seu reconhecimento da cidadania italiana e a idade dos seus filhos no momento do reconhecimento. Vamos explorar as situações que envolvem menores e maiores de idade:
1. Filhos Menores de Idade:
Se você obteve a cidadania italiana antes do nascimento dos seus filhos, eles têm direito à cidadania italiana automaticamente. Isso ocorre porque você é considerado um cidadão italiano no momento do nascimento dos seus filhos, e a cidadania é transmitida a eles por meio do “jus sanguinis”.
Se você obteve a cidadania italiana após o nascimento dos seus filhos e eles ainda são menores de idade no momento do seu reconhecimento da cidadania, é possível que eles também tenham direito à cidadania italiana. Nesse caso, você precisará incluir os seus filhos no processo de reconhecimento da cidadania apresentando os documentos necessários ao Consulado Italiano.
2. Filhos Maiores de Idade:
Se os seus filhos já são maiores de idade no momento em que você obtém a cidadania italiana, o processo de transmissão da cidadania é diferente. Para que eles possam ter direito à cidadania italiana, é necessário que você tenha obtido a cidadania antes deles atingirem a maioridade (18 anos, em geral).
Se você obteve a cidadania italiana antes de seus filhos atingirem a maioridade, eles podem ter direito à cidadania italiana mesmo que já sejam maiores de idade no momento do seu reconhecimento da cidadania. Nesse caso, eles podem apresentar uma solicitação de cidadania italiana por descendência após você ter obtido o reconhecimento da cidadania.
3. Cidadania Italiana de Mulheres antes de 1948:
Antes de 1º de janeiro de 1948, a legislação italiana não permitia que as mulheres transmitissem a cidadania italiana para seus filhos. Se o seu caso envolve uma ancestral mulher que nasceu antes de 1948 e transmitiu a cidadania por linha materna, é possível que os seus filhos também tenham direito à cidadania italiana, desde que você tenha obtido o reconhecimento da cidadania italiana antes de eles atingirem a maioridade.
Conclusão:
Se você possui a cidadania italiana reconhecida, seus filhos podem ter direito à cidadania italiana, dependendo da data do seu reconhecimento da cidadania e da idade dos seus filhos no momento do reconhecimento. Se os seus filhos ainda são menores de idade, eles podem ter direito à cidadania italiana automaticamente ou através da inclusão no processo de reconhecimento da cidadania. Se eles já são maiores de idade, o direito à cidadania italiana dependerá de você ter obtido a cidadania antes de eles atingirem a maioridade. Em todos os casos, é importante consultar um profissional especializado em cidadania italiana para obter orientações precisas e personalizadas sobre o direito de cidadania dos seus filhos com base no seu caso específico.
Se você gostaria de ajuda para conquistar a tão sonhada Cidadania Italiana, conte com os serviços de Pesquisa, Busca e Agendamento da Filippetto Cidadania. Clique aqui e saiba mais